A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL APRESENTA:
Projeto Voos da Alma – exposição itinerante
As comunidades de Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real receberam, entre março e abril, a exposição itinerante Voos da Alma, de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. Inspirada pela arte mambembe, a mostra é realizada em uma tenda-galeria, onde a dupla apresenta 10 esculturas produzidas com técnicas de papel machê, papietagem e bricolagem de materiais reciclados. A ação é acompanhada pela Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU, veículo multicolorido equipado com mais de 200 livros infantis e juvenis.
Link para o vídeo documental do projeto:
A primeira parada do projeto aconteceu na terça-feira (14/03/2023), na Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha. Na semana seguinte (21/03/2023), é a vez da Praça Matriz de Criúva receber o circuito. Os artistas ainda passaram por São Marcos, na Escola Estadual Maranhão (28/03/2023) e Vale Real, encerrando a caravana na Escola Municipal Felipe Jacob Klein (03/04/2023). Nos quatro pontos, a exposição ficou aberta das 10h às 16h.
“Esse projeto de circulação nasceu com o intuito de levar diferentes linguagens artísticas para comunidades que nem sempre possuem acesso à arte. São comunidades periféricas, não necessariamente por conta de vulnerabilidade social, mas pela distância física dos grandes centros. Então essa itinerância surgiu a partir da vontade de proporcionar fruição artística, algo tão importante para crianças, adolescentes e adultos”, explica Gio Mazzochi.
Com cores vibrantes e formas inusitadas, as esculturas do projeto Voos da Alma representam personagens que, à sua maneira, ensinam a importância de aprender a voar por meio dos sonhos e da imaginação. Trata-se de um universo lúdico criado pela dupla ainda em 2015, com exposição homônima realizada no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. No verão seguinte, a mostra deu origem ao livro “Voos da Alma” (Elos do Conto, 64 páginas), onde os mesmos personagens ganharam a companhia de poemas-histórias.
Durante as seis horas em que a exposição permaneceu em cada comunidade, Gio e Doug promoveram a mediação artística com o público, apresentando as esculturas e proporcionando a interação com o projeto literário. Também ficaram disponíveis para leitura as mais de 200 obras que compõem o acervo da Kombi Biblioteca, com mediação de Gabriel Zeni de Oliveira.
Houve ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo em sala de aula. Na tenda de esculturas-personagens, o público pode encontrar Seu Lento, um caramujo inventor que fez uma máquina para voar; a ele foa Prana, que conseguiu libertar-se do circo para flutuar mundo afora, assim como um balão; os Ancestrais, inspirados na cultura dos povos originários; Seu Hélio e o Baiacu, entre outros. Cada história preenche uma camada de reflexão que pode ser apreciada por todas as idades, explorando a pluralidade de temáticas de cada obra.
“A minha história preferida é ‘O Pelotão Esquecido’. São três personagens, já idosos, que juntaram as peças da vida para construir um avião de sucata. Eles sonhavam em voar, mas desertaram da aeronáutica quando viram o horror da guerra. Por isso o avião de sucata lança bombas apenas de amor. Essa história é baseada na vontade que eu tinha, quando criança, de ser piloto”, conta Doug Trancoso.
Promovido pelo Instituto Cultural TARU e realizado por Gio e Doug Artes, o projeto Voos da Alma - Exposição Itinerante conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
*release escrito por Ronaldo Bueno da Sublinha Comunidação
Ficha técnica :: Projeto: Voos da Alma - Exposição Itinerante
:: Artistas e mediadores da exposição: Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso
:: Produção cultural e mediação da Kombi biblioteca: Gabriel Zeni de Oliveira
:: Fotos e vídeos: Cassiane Boff
:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação
:: Realização: Gio e Doug Artes
:: Promoção: Instituto Cultural TARU
:: Financiamento: PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
No dia 21/03/2022 o projeto ganhou matéria na RBS TV no Jornal do Almoço com a pauta: Projeto leva arte para crianças que moram em regiões afastadas dos centros urbanos
:: Duração: 4’ :: Link: https://globoplay.globo.com/v/11467198/
Assista a matéria completa aqui:
14/03/2023 - terça-feira - Farroupilha
Público: Escola Padre Vicente Bertoni (11 turmas): 260 pessoas + 04 moradores
Público: Escolas João Pilati (9 turmas) e Aristides Rech (4 turmas): 195 pessoas + 06 moradores da localidade
28/03/2023 - terça-feira - São Marcos
Público: Escola Maranhão (18 turmas): 390 pessoas
03/04/2023 - segunda-feira - Vale Real
Público: Escola Felipe Jacob Klein (14 turmas) e Tiradentes (8 turmas): 320 pessoas
MATERIAL EDUCATIVO DO PROJETO
CLIPAGEM DO PROJETO
RESUMO DOS RESULTADOS
Período de clipagem: 06 de março a 05 de abril :: Total de 16 conteúdos jornalísticos publicados :: 4 menções em jornal impresso :: 1 entrevista em rádio :: 1 reportagem de TV :: 10 conteúdos em veículos digitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário