Sobre os artistas


Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso


Num bucólico cantinho da cidade de Caxias do Sul, existe um insólito barril amarelo de vinho de 110 mil litros. Mas ao invés de vinho, o barril tem janelas, portas, telhado, arte e um casal que o habita: Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. 

Dentro do barril-casa feito de araucária, que esteve em uma vinícola por mais de 80 anos, encontramos uma parte do legado de Gio e Doug para o mundo. Telas, ilustrações, desenhos, fotografias, vídeos, música e o desejo de transformar tudo o que puderem em algo lúdico, novo, belo e cheio de poesia.

Desde o começo de sua história juntos, Gio e Doug reciclam o que não tem mais validade e transformam em algo melhor. Em 2002 eram apenas colegas do curso de Artes Plásticas. Pouco tempo depois transformaram esse acaso em uma grande amizade e depois reciclaram esse sentimento para o amor.  Hoje, além de casal, Gio e Doug formam uma dupla atuando em sincronicidade para produzir o que eles sentem que nasceram para fazer: Arte.

Foto: Antonio Lorenzetti

Desde 2009 lideram a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. Contam histórias através da música e da ilustração. Atuam como escritores e artistas plásticos utilizando a eco escultura, pintura mural, ilustração, fotografia e videoarte como suportes. Gio e Doug também ministram oficinas, vivências e cursos de arte, criatividade e natureza para professores, crianças, jovens e adultos. São ilustradores de mais de uma dezena de livros. Dentre estes, três foram escritos e ilustrados pela dupla: Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples (1ª edição: 2012 e 2ª ed.: 2018 - Editora Paulus Social), Voos da Alma (1ª edição: 2015 e 2ª reimpressão: 2017 - Editora Elos do Conto) e Lova (1ª edição: 2016, 2ª reimpressão: 2017, 3ª reimpressão: 2018 - Liddo Editora).



Giovana Mazzochi: nasceu em Caxias do Sul, RS, no dia 18 de junho de 1983. É graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UCS. Já trabalhou como assistente da destacada pesquisadora e ciberartista Ph.D Diana Domingues. Em Arte Educação produziu dezenas de hipermídias para Universidades do RS. Desde 2005 participa de exposições de Arte coletivas e individuais, com diversas técnicas e em diferentes cidades. Atualmente lidera a Gio e Doug Artes.

Douglas Trancoso: nasceu em Passo Fundo, RS, no dia 29 de julho de 1981. É graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UCS. Fotógrafo desde 2002, também trabalhou como desenhista e escultor. Por dois anos foi sócio de estúdio de design. É músico e compositor desde 1995. Foi o fundador da banda Bob ShuT e de 2003 à 2017 atuou como compositor, vocalista e baixista. Desde 2005 participa de exposições de Arte coletivas e individuais, com diversas técnicas. Atualmente compõe a Gio e Doug Artes.


Nossa querida e amada casa pipa. Nossa primeira arte juntos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário