Espetáculo teatral: Cabelos Trançados - Contos do Avô Sol e da Avó Lua



Os Cabelos Trançados são velhos contadores de histórias que cantam e contam sobre os humanos, a natureza e seus ciclos. Urubu, pinheiro e um menino são alguns dos personagens dos Contos do Avô Sol e da Avó Lua, que falam sobre amizade, coragem e sabedoria.


CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO

“Cabelos Trançados, Contos do avô Sol e da avó Lua” é um espetáculo cênico teatral que propõe a integração de várias artes como mecanismo narrativo. A peça é uma criação coletiva onde as histórias são contadas por três narradores personagens que servem-se de diferentes recursos artísticos como contação de histórias, música, teatro de sombras, animação e artes plásticas. Mais do que uma encenação, o espetáculo propõe uma experiência lúdica sensorial para abordar a temática da evolução humana e as relações com a vida e a morte.

As histórias foram inspiradas em contos de sabedoria ancestral, onde parte da dramaturgia é criada por Douglas Trancoso e parte é uma livre adaptação do conto popular “O Pinheiro”, escrito pela psicanalista Clarissa Pinkola Estés em seu livro O Jardineiro que tinha fé. A estética da peça passa pela ressignificação de elementos naturais na composição dos elementos cênicos e do figurino. A trilha é de Douglas Trancoso e foi criada exclusivamente para a peça, sendo executada ao vivo.


SOBRE A ESTRÉIA

O espetáculo estreou numa temporada com nove apresentações para cerca de 3,1 mil crianças. Integrou o 18º Tapete Mágico, entre os dias 18 e 20 de abril de 2018. No total, 33 escolas estaduais e municipais, além de escolas infantis e entidades assistenciais, se inscreveram para acompanhar o espetáculo no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura.

A partir da linguagem teatral, o Tapete Mágico propõe uma relação lúdica com o livro, se consolidando como ação de incentivo à leitura em Caxias do Sul ao longo dos últimos anos. A abertura da 18ª edição marca o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato. O espetáculo teve três sessões diárias: às 9h, 14h e 15h30.

cabeloshistorias.blogspot.com
Realização: Teatro Enredo.


Fotos: Leandro Foscarini















































Ficha técnica:
Tema: Contos de sabedoria para refletir sobre a arte, a vida e o tempo.
Duração: 40min, aproximadamente. 
Público: crianças, jovens e adultos.
Contadores: Aline Tanaã Tavares, Doug Trancoso e Gio Mazzochi
Direção: Cristian Beltrán – Chile
Trilha: Doug (concepção e execução). Cristian Beltran (execução).
Luz: Cristian Beltrán. 
 Figurinos: Gio Mazzochi.
Arte gráfica, adereços e cenário: Gio e Doug.
Fotos: Leandro Foscarini.
Realização: Teatro Enredo.

Contatos:
Aline Tanaã - alinetanaa@gmail.com - (54) 99904 9904
Gio Mazzochi - gmazzochi@gmail.com - (54) 99197 7770
Doug Trancoso - douglastrancoso - (54) 99149 0518 
Cristián Beltrán - beltranaranda@gmail.com - (54) 98151 1707

2 comentários: