quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Projeto Do interior

Do Interior

 
Douglas Trancoso
Acrílica sobre tela 80x80. 2014

Giovana Mazzochi
Acrílica sobre tela 80x80. 2014

Marcos Clasen
Óleo sobre tela 80x80. 2014


A exposição de arte "Do Interior" dos artistas Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi e Marcos Clasen estará presente durante a 30ª Feira do Livro de Caxias do Sul, com suas obras expostas na Vitrine Cultural da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. O lançamento será feito na segunda-feira, 6 de outubro às 19h30 e segue no período de 07 à 19 de outubro de 2014. A exposição é o resultado do projeto homônimo selecionado pelo edital de fomento à Cultura Financiarte.

Imagine se nossa vida nos apresentasse janelas por onde pudéssemos ver o que há de melhor dentro de nós. E como seria bom se estas janelas se abrissem justamente nos momentos em que mais precisássemos de apoio, carinho e saúde.

Foi pensando nisto, que o trio de artistas desenvolveu o projeto "Do Interior". Através do contato legítimo, atento, curioso e afetuoso com a situação da saúde pública no Brasil, encontraram a inspiração para pintar dezoito telas de 80x80cm com temática alegre, repletas de detalhes, cores e narrativas, as quais serão doadas para exposição permanente em seis Unidades Básicas de Saúde da cidade de Caxias do Sul.

As obras retratam casarios, praias, feiras, praças, hotéis e outros momentos, que podem servir aos usuários e cuidadores como uma maneira de inspirar, amenizar, distrair e embelezar, através da arte pura e simples.

Com linguagem clara e traços feitos com delicadeza e atenção, as obras retratam detalhes da busca pela paz e pela liberdade que todo indivíduo procura para sua vida e para todos que estão ao seu redor.

No lançamento da exposição haverá a interação com o público através de performances teatrais com a linguagem clownesca, pelas atrizes Tanaã Tavares e Odelta Simonetti. A essência do trabalho das atrizes é a utilização do jogo do palhaço que brinca de ser médico no hospital/UBS, tendo como referência a alegria e o lado saudável dos pacientes e colaborando para a transformação do ambiente em que se inserem.

Após a exposição, as obras ficarão expostas permanentemente em seis Unidades Básicas de Saúde – UBSs de Caxias do Sul. Cada UBS receberá três obras, uma de cada artista. No dia da entrega das obras haverá novamente a interação com o público através da participação das atrizes Tanaã Tavares e Odelta Simonetti. A definição das seis UBSs e a data da entrega ainda estão em tratativas com a Secretaria da Saúde, assim que houver definição, comunicaremos à imprensa.

Haverá ainda a criação de um vídeo documentário de curta duração (aproximadamente 5 minutos) produzido por Filipe Mello, sobre os principais processos deste trabalho. O documentário contará com imagens dos artistas pintando as obras, as obras finalizadas, vernissage da exposição, interação das atrizes com o público e depoimentos dos artistas, atrizes e público. O vídeo terá uma narrativa poética e reflexiva. O vídeo finalizado será publicado no youtube e o link divulgado nas variadas mídias e redes sociais.

Teaser do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=TbpA4sC3drc&feature=youtu.be


Serviço da exposição:

Lançamento: 06 de outubro de 2014, segunda-feira, das 19h30 às 21h30
Período de exposição: 7 a 19 de outubro
Local: Vitrine Cultural - Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima
Rua Doutor Montaury, 1333 - Centro - Caxias do Sul / RS

Financiamento: Financiarte


Contatos:

Giovana Mazzochi – gmazzochi@gmail.com

Douglas Trancoso – douglastrancoso@gmail.com

Marcos Clasen – mcclasen@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário