quinta-feira, 27 de abril de 2023

Exposição Um lixo ou um bicho de Gio e Doug


A exposição Um lixo ou um bicho fez parte do Aldeia SESC 2022 com o tema (RE) Existências, que aconteceu de 8 a 13 de novembro de 2022. A exposição teve sua abertura no dia 9 de novembro e ficou até o dia 04 de dezembro de 2022. Local: Jardim de Inverno do Sesc Caxias do Sul.

A exposição Um lixo ou um Bicho, de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, é uma singela homenagem ao mundo marinho, que por conta da ganância humana (e sua cultura de consumo desenfreado), está sofrendo um grande desastre ambiental. Milhares de espécies marinhas estão sendo extintas constantemente e muitas delas nem mesmo puderam ser estudadas pela humanidade. 

Quanto mais buscarmos entender sobre o nosso ecossistema e o seu funcionamento, mais conheceremos sobre nós mesmos. É vital percebermos que fazemos parte de um ecossistema vivo e conectado, o qual precisamos proteger para viver em harmonia, através de tecnologias limpas e sustentáveis.

As esculturas foram produzidas com a técnica da bricolagem com sucata, arame, papel, lâmpadas, cola, parafusos, rebites, engrenagens, carburador, tinta acrílica e tinta acrílica neon.







Peixe Mariana
Gio e Doug
Eco escultura criada em setembro de 2017.

Uma homenagem à cidade de Mariana (MG), que por conta da ganância humana sofreu um grande crime ambiental e um imenso trauma emocional causado pela maior mineradora do Brasil, a Vale S.A. , com o rompimento criminoso da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. 
A empresa carrega outros crimes ambientais e tragédias humanas em seu histórico. 

O descaso com a manutenção da barragem matou o Rio Doce, envenenou e devastou para sempre a vida de toda uma comunidade. Sete anos depois, atingidos pelos crimes da Vale ainda lutam por direitos. Sem moradia, renda e proteção da saúde, vítimas do rompimento da barragem seguem em luta por justiça.

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, arame, papel, lâmpadas de carro, cola, pincel, ventoinhas, engrenagens, parafusos, rebites, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 


Peixe Abismal 
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2018.

Uma homenagem aos seres das profundezas dos nossos oceanos (extremamente contaminados por lixo e dejeto tóxico, por conta da ganância humana).

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, arame, papel, lâmpadas de carro, tampinhas, cola, torneiras, parafusos, rebites, tinta acrílica.


Peixe Dirigível com Abayomis
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2018.

Uma homenagem aos povos originários da África, que por conta da ganância humana, foram brutalmente escravizados por mais de 300 anos no Brasil. Seus descendentes sofrem as consequências da escravidão e do preconceito até os dias atuais.

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, arame, tecido, lâmpadas de carro, cola, carburador, rebites, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 


Peixe Einstein-Mileva
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2018.

Uma homenagem aos gênios que transformaram a ciência e a humanidade.  

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, arame, tecido, lâmpadas de carro, brinquedo, espiral, rebites, parafusos, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 


O Último dos Moicanos do Mar
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2018.

Uma homenagem aos seres que estão em risco ou foram extintos por conta da ganância e da ignorância humana. 

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, arame, mangueira, rebites, parafusos, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 

Peixe Arco-íris
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2018.

Uma homenagem as almas livres, que através da diversidade buscam colorir e humanizar as relações.

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, arame, tecido, parafusos, rebites, tinta acrílica e tinta acrílica neon.



As esculturas que compõem a série Travessia fazem parte dos objetos cênicos criados por Gio e Doug, para o espetáculo teatral homônimo. 

O espetáculo TRAVESSIA trata de uma Commedia Dell´Arte na Aldeia Global. Na peça, Zanni (máscara do migrante na Commedia dell’Arte), instaura questões sobre habitar o mundo, ser universal, ser anacrônico, o faminto, o imigrante, o refugiado, o sem pátria. O espetáculo reflete a condição de imigrante atravessando e reconhecendo as fronteiras dos valores da vida humana. Estreou em março de 2016.

Direção e dramaturgia do italiano: Adriano Iurissevich. Protagonizada pelos atores Fábio Cuelli, Filipe Mello, Carine Panigaz e Alexandre Borin. Trilha sonora: Ezequiel Duarte. Figurinos: Carine Panigaz. Iluminação: Israel  Cabral. Cenografia: Carine Panigaz, Doug Trancoso e Gio Mazzochi. Arte gráfica: Gio e Doug. Produção: Cleri Ana Pelizza.

Contemplado com o Prêmio de Incentivo à Montagem Teatral de Caxias do Sul em 2015.


Peixe Grande
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2016. Série Travessia.

Representa o poder e a força brutal. 

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, papietagem, rebites, trincha, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 

Peixe Pequeno
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2016. Série Travessia.

Representa a vaidade, a ingenuidade e a fragilidade.

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, papietagem, tinta acrílica e tinta acrílica neon.



Dualidade
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2016. Série Travessia.

Representa as diferenças e forças opressoras que separam a nossa sociedade.

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, papietagem, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 


Guru para o abismo
Gio e Doug

Eco escultura criada em 2016. Série Travessia.

Representa o ato de seguir cegamente os sistemas de crenças criados por influência da ganância.

A escultura foi produzida com a técnica da bricolagem com sucatas, papietagem, arames, lâmpada, tecidos, tinta acrílica e tinta acrílica neon. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário